Antes de iniciar os trabalhos de pintura deve:
- Calcular os metros quadrados (m2) a pintar;
- Proteger as áreas e objetos que não pretende pintar;
- Preparar a superfície;
- Escolher o tipo de acabamento que pretende (mate, semi-acetinado, acetinado ou brilhante);
- Selecionar o primário e a tinta mais adequada;
- Escolher os acessórios adequados (tipo de rolo, pincel e/ou trincha).
Deverá começar por afastar os móveis para poder trabalhar mais à vontade e com maior segurança cobrindo-os com plásticos de proteção. De seguida, deve retirar objetos como candeeiros, molduras e quadros das superfícies que serão alvo de pintura. O isolamento de portas, janelas, tomadas de eletricidade, rodapés, e interruptores com fita de papel é muito importante. Também o chão deve ser protegido de eventuais derrames ou pingos com mantas, plásticos ou cartões.
- Caso seja uma repintura, deve começar por remover os restos de tinta antiga e, caso necessite de reparar eventuais fissuras, recomendamos que utilize MAGYDUR IN;
- Para a limpeza das paredes e tetos sugerimos-lhe que o faça com CLEAN COOL, à posteriori deve certificar-se de que as superfícies (paredes e tetos) estão secas e isentas de pó e gorduras;
- Para uniformizar e garantir uma boa aderência, seja uma pintura nova ou repintura, a Magjacol recomenda a aplicação do primário SELPRIME W.
Se pretender pintar “apenas” o teto não se esqueça de dar preferência a rolos anti-gota pois, tal como o nome indica, evitam mais os tão indesejáveis salpicos. Deve também utilizar um escadote e/ou um extensor para facilitar a pintura.
Deverá mexer sempre muito bem as tintas antes de as utilizar com o auxílio de uma espátula ou outro objetivo que esteja devidamente limpo, sem poeiras ou gorduras aproveitando para diluir com um pouco de água se for caso disso (é sempre preferível que consulte as instruções constantes nas fichas técnicas de cada produto).
Poderá encontrar na nossa gama de produtos várias opções para pintar tetos e paredes interiores consoante o acabamento desejado e a zona, porém, seja uma casa de banho, cozinha ou quarto, para interior aconselhamos a aplicação de PLUS S ou PLUS ML se for fã de acabamento mate, caso não queira um acabamento totalmente mate, mas também não quer acetinado aconselhamos a AC que tem um acabamento semi-acetinado, porém, se o que pretende mesmo é um acabamento acetinado então o ideal será a AC S.
Caso a superfície a pintar seja em gesso cartonado (pladur), estuque projetado ou gesso tradicional, aconselha-se que aplique DUROPLÁS e para promover a aderência e a uniformização da superfície deverá aplicar um primário, neste caso, poderá optar pelo SELPRIME W antes da tinta especial para gesso cartonado.
Na eventualidade do seu esquema de pintura englobar tetos e paredes interiores (e não só uma das superfícies mencionadas), a Magjacol aconselha que opte sempre primeiro por iniciar a sua pintura pelo teto, depois, utilizando uma trincha ou pincel, deverá pintar os ângulos das paredes à volta das molduras, portas, janelas e junto dos rodapés. Pode dar continuidade à sua pintura com um rolo nas áreas maiores. Se pretender pintar também as portas, janelas ou rodapés, faça-o depois da pintura das paredes e tetos estarem concluídas, terminando com a pintura dos rodapés.
Com a pintura concluída não despreze a limpeza dos acessórios que utilizou para lhes dar mais tempo de vida útil. Deverá lavar muito bem os acessórios com água e sabão deixando-os secar bem, antes de os guardar.
Se sobrar tinta, a Magjacol aconselha a guardar na embalagem de origem mantendo a embalagem bem fechada num local seco e temperado protegido tanto da humidade como da luz solar.
Por último, mas não menos importante, deverá reciclar ou reutilizar os materiais utilizados na proteção e isolamento (plásticos, mantas, fitas de papel, etc.) e também as suas embalagens de tinta que, caso tenham apenas uma camada residual de tinta, podem ser colocadas no ecoponto respetivo.
[1] Apenas disponível por encomenda.
Antes de iniciar os trabalhos de pintura deve:
- Ter em atenção os cuidados técnicos e as condições climatéricos;
- Calcular os metros quadrados (m2) a pintar;
- Preparar a superfície;
- Selecionar o primário e a tinta mais adequada;
- Escolher uma cor adequada para o exterior;
- Escolher os acessórios adequados (tipo de rolo, pincel e/ou trincha).
Existem muitos fatores que poderão condicionar uma boa pintura e que se multiplicam quando se trata de uma pintura no exterior. Deve ter em conta que os fatores climatéricos são cruciais no que toca a uma pintura no exterior, não deve escolher nem dias de chuva nem dias de calor intenso pois tal poderá afetar drasticamente o resultado pretendido, ou seja, para assegurar uma boa preparação do suporte e boas condições de pintura deve optar por escolher dias mais amenos.
- Na preparação da superfície deve então começar por lavar e desinfetar toda a superfície, se necessário, utilize uma máquina de pressão ou uma escova de arame para remover a tinta anterior, caso não seja uma parede nova. Se for uma parede muito degradada visivelmente infetada com fungos ou algas recomendamos que aplique em primeiro lugar CLEAN COOL que irá lavar, desincrustar e branquear e posteriormente PROTECT WALL que, tal como o nome indica irá proteger a parede da proliferação de fungos e algas;
- Caso a parede apresente fissuras e/ou buracos recomendamos que os preencha com MAGYDUR OUT;
- Para conseguir uma aderência e cobertura de excelência da tinta, a Magjacol recomenda que aplique o primário PRIMICOL BRANCO, 100% acrílico e possui uma excelente resistência à alcalinidade. Para pinturas em rappel a nossa recomendação centra-se na RAPPELCRYL , uma tinta especial para pinturas em rappel, ou seja, em suspenso, é uma tinta anti-pingo, mate, com excelente rendimento e resistente à lavagem bem como uma boa resistência aos raios ultravioletas (UV). Poderá aplicá-la com recurso a uma trincha, rolo ou pistola airless.
Para exterior também não poderíamos deixar de recomendar a ACRYL – tinta lisa 100% acrílica, tem uma alta durabilidade, boa resistência aos raios UV e uma ótima cobertura.
A escolha da cor para aplicar no exterior é muito importante, pois estará constantemente exposta às intempéries e, mais concretamente, às constantes alterações de intensidade dos raios UV, uma vez que a constante exposição aos UV poderá acelerar a alteração das cores. Tons beges, salmões, castanhos-claros e outros tons mais neutros e de terra normalmente apresentam melhor resistência, ou seja, a cor mantém-se inalterada por mais tempo.
Se tiver uma cor/tom em mente, antes de comprar procure informar-se junto da nossa loja ou de algum dos nossos comerciais.
Se preferir tintas esmalte, temos também a solução para si ! Quer para interior quer para exterior os nossos ESMALTE AQUOSO BRILHANTE e ESMALTE AQUOSO ACETINADO são ideais tanto para exterior como para interior e sobretudo para ambientes hospitalares, clínicas, escolas, centros de dia, etc. Para além de serem resistentes a fungos, algas e aos agentes atmosféricos, têm uma ótima lacagem e aspeto decorativo.
Em primeiro lugar deve avaliar o estado das superfícies (sejam elas terraços, caleiras, telhados, varandas ou outro tipo de superfícies).
Está visivelmente contaminada?
- Deverá começar por aplicar o CLEAN COOL, que consiste numa solução aquosa para lavagem de superfícies contaminadas por fungos, algas, líquenes, verdetes etc. Poderá aplicar com um rolo, trincha com uma máquina de pressão (pistola) e/ou pulverizador. Pode deixar atuar entre 15 a 20 minutos. Não se esqueça que deverá usar equipamento de proteção individual e proteger animais e plantas;
- O segundo passo consiste na aplicação de um produto para prevenir/minimizar nova contaminação, o nosso PROTECT WALL , porém, não se esqueça que deve verificar à priori se a superfície está isento de poeiras, gorduras ou outros contaminantes;
- A superfície está então pronta para lhe ser aplicado um primário selante, aconselha-se o PRIMICOL BRANCO como promotor de aderência e de uniformização da superfície;
- Após a aplicação do primário propomos-lhe a aplicação do o nosso LASTIK R-500, uma resina flexível com excelentes propriedades de impermeabilização, adesão e resistência mecânica que deverá misturar com cimento em partes iguais em volume com agitação mecânica, ou seja, por exemplo 5L de produto + 5L de cimento. Importa ressalvar que deve apenas preparar a quantidade de produto a ser aplicado e num intervalo aproximado 2 a 3 horas pois após a mistura com o cimento o produto seca rapidamente;
- Caso queira dar cor à sua impermeabilização deverá aplicar de igual forma após o primário o LASTIK R-500 e posteriormente aplicar à trincha ou ao rolo o nosso LASTIK M-FLEX, revestimento/membrana elástica flexível, com elevado poder impermeabilizante e de cobertura, resistente à alcalinidade e ideal para o exterior. Poderá também optar pelo LASTIK F-FLEX que, consiste igualmente numa pele (membrana) elástica impermeabilizante com a única diferença de que contém fibras.
Uma nota importante que deve ter em conta é a de que se a superfície deixa infiltrar água, tal pode-se dever não só a uma frágil impermeabilização inicial, mas também poderá dever-se aos denominados “pontos singulares”. Deve ter em atenção e aplicar uma camada generosa (ou dupla) tanto do PRIMICOL BRANCO como do LASTIK M-FLEX junto às zonas de escoamentos, drenos, encontros entre paredes e o piso, juntas de dilatação, paredes verticais, margens do perímetro, etc.
NOTA: o presente guia de boas práticas de pintura é meramente indicativo e bastante generalizado, para assegurar qual a melhor solução para a sua remodelação, obra, pintura ou repintura, deverá aconselhar-se connosco, visite a nossa loja da fabrica em Pinhal Novo ou contacte-nos através do loja@magjacol.pt / info@magjacol.pt ou ainda ligue-nos para o 212 362 137 (Chamada para rede fixa nacional).